Protagonismo da luta ao entrar no prédio

Sentado na entrada como se zelasse por todos os moradores da ocupação, um jovem solteiro mantém um olhar desconfiado, mas que fica receptivo quando conhece com quem está falando.

Rodolfo Carvalho Reis é manobrista na região central de São Paulo e de seus 27 anos de vida dedicou os últimos nove à luta pela moradia, sendo os três mais recentes na Avenida Rio Branco, 53. Ele conta como é a vida na ocupação e os planejamentos em relação a formar uma família e conquistar a moradia própria.

Saiba mais sobre a ocupação da Avenida Rio Branco, 53

Rodolfo revela ser um dos personagens da “linha de frente” do movimento e explica que só fica sabendo da ocupação um dia antes, isso para que a informação não se espalhe e que os “caras” (policiais) não fiquem sabendo previamente e frustrem os planos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acostumado a ser um dos que desbravam os prédios, geralmente abandonados, Rodolfo diz que no primeiro dia da atual moradia vieram policiais e jogaram spray de pimenta no pessoal. “Eles quiseram entrar e nós não deixamos”.

O morador também lamenta a visão, que de acordo com ele, as pessoas de fora do movimento têm sobre as ocupações. “O pessoal tem uma má visão de nós, só pensam que tem maloqueiro, tem drogado, mas não é isso, pode ver, você veio aqui hoje e viu que só entram famílias”.

O jovem viveu com o pai em uma casa própria, mas conta que deixou a moradia que tinha em Itaquera pela dificuldade em se locomover para o trabalho, localizado no centro de São Paulo, e que agora leva menos de 20 minutos para chegar até o local.

Apesar de estar na luta há bastante tempo, ele conta que pretende constituir uma família e ter filhos, mas que para isso, primeiro vai ter uma residência onde possa viver em uma situação mais confortável e segura que a atual. O jovem enfatizou o grito “Quem não luta, tá morto” como incentivo da própria causa e lembrar que vai brigar pela casa própria o quanto for necessário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s