Do Sacomã ao Centro: a luta por moradia

A ocupação na Conselheiro Crispiniano, 311, é a primeira do MSTS no centro

Antes de se tornar coordenador geral do Movimento Sem Teto Sacomã (MSTS), Vladimir morou por 12 anos numa mesma casa, pagando mensalmente seu aluguel. Aos poucos, foi se envolvendo com a luta daqueles que não conseguiam fazer como ele e quando percebeu já estava morando em um prédio ocupado.

Era sábado de manhã quando nos recebeu na Conselheiro Crispiniano, 311.  Na frente do prédio, nenhuma marca de ocupação. Não havia chapas de ferro ou folhas de madeirite, como acontece em outros imóveis ocupados. Apenas uma bandeira estendida na janela do primeiro andar, com a sigla do movimento, mostravam a propriedade do MSTS.  Na mesa de Vladimir, um computador, um monitor e vários papéis.  Existiam também algumas carteiras e uma barraca de camping.

Centro Ocupado

Como a ocupação era recente (julho/2013), ainda existiam alguns espaços livres. Os barracos estavam sendo construídos aos poucos, por isso, os moradores tentavam delimitar o seu espaço ao deixar apenas um colchão no chão ou com barracas de camping.  Até mesmo, e somente, o próprio nome no chão marcado com giz.

Saiba mais sobre a ocupação na Rua Conselheiro Crispiniano, 311

Calmo e extremamente atencioso, Vladimir conta um pouco da sua história e confessa que ainda hoje, mesmo com tantos anos de luta, se emociona com as várias histórias que encontra. Veja a entrevista que a reportagem do Centro Ocupado realizou com o coordenador:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s