Do Heliópolis ao centro, o aluguel faz mais uma vítima

Cansada, Claudete, 43, sobe um a um os degraus da escada que levam até o terceiro andar do prédio localizado na Avenida São João, 288. Os ponteiros do relógio já passavam das seis horas da tarde. Ela, pequena, cabelo alourado, chegava à sua nova casa depois de mais um dia de trabalho.

É apenas o seu segundo mês de estada ali. Sua história é comum aos moradores de ocupação. Antes, vivia de aluguel, em dois cômodos na favela de Heliópolis, zona sul de São Paulo. Entretanto, no final do mês faltava dinheiro e sobravam contas.

Centro Ocupado

“Eu pagava R$ 400 num quartinho e cozinha, menor que essa. Mais chovia dentro do que fora da casa. A proprietária me deu um mês para sair. E como estão construindo os apartamentos (das moradias populares), o povo queria dois meses de aluguel por causa do Bolsa Família (programa do governo). E pra mim não dava, eu ganho R$ 840”, explica.

Saiba mais sobre a ocupação na Avenida São João, 288

Ficou sabendo do movimento por conta da sobrinha, que está no prédio desde o primeiro dia da ocupação. Separada e mãe de dois filhos adolescentes – um menino de 15 anos e uma menina de 10 anos, Claudete não encontrou alternativa.

Sem preconceito

Num primeiro momento, sofreu certa desconfiança dos colegas de trabalho. A copeira, que trabalha em um prédio na Avenida Paulista, lembra a reação do seu chefe ao saber que ela iria morar numa ocupação: “Ele me olhou meio assim e perguntou se não tinha perigo de morar numa invasão. Por que é assim que eles chamam. Mas, eu expliquei e ele entendeu”, conta.

Para ela, entretanto, nunca houve problemas: “Eu gosto, pra mim é normal”, disse Claudete, que até recebe visitas nos finais de semana dos companheiros de serviço.

Perto do centro, perto de tudo

A proximidade e o fácil acesso ao transporte público é um dos principais pontos positivos de se morar no centro da cidade, do qual Claudete também faz uso: “Morar no centro é mais fácil. Todo final de ano eu vinha de lá pra cá, pra comprar roupa. Agora eu faço uma caminhada e vou pra 25 de março, vou pro Brás”, confessa entre risos.

Além disso, o trajeto para o trabalho também ficou mais rápido: “Antes eu gastava uma hora. Agora eu gasto uns 20 minutos no metrô. Estou chegando até mais cedo. Antigamente eu chegava 7h40, 7h50, agora eu chego 7h15, 7h20”, analisa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

