A perseguição política não domou o velho combatente

Luis Gonzaga da Silva, Gegê, é o líder do MMC (Movimento de Moradia da Cidade de São Paulo) e coordenador da ocupação na Rua Martins Fontes. Presente na luta por moradia em São Paulo há muitos anos, ele traz a experiência das ocupações como tentativa de ensino aos novos ocupantes. “Quando a gente vai fazer uma ocupação, a gente não pode esperar que lá dentro esteja mil maravilhas”.

O líder conta que antes de cada ocupação tenta conscientizar os futuros moradores para que não tenham tantas previsões ou planos sobre como será o ato ou até a permanência no imóvel. “Cada ocupação é uma nova experiência. Essa aqui, da Rua Martins Fontes, não podia ser diferente”, lembra Gegê ao comentar sobre a sujeira e as mudanças na infraestrutura do prédio ao longo do período em que está ocupado.

Centro Ocupado

Em relação aos projetos governamentais para o movimento, o homem que ajudou a criar a CUT e o PT pelo País conta ter muita preocupação com o bolsa-aluguel. “O que se paga no bolsa-aluguel é o dinheiro que podia construir novas unidades habitacionais”. A única ideia de Gegê em relação à moradia popular é a conquista desses imóveis vazios. O próprio líder conquistou seu imóvel através da luta de anos e continua ajudando outras pessoas que buscam sua moradia digna. “Nós queremos que as pessoas vivam e morem bem”.

A prisão

Em 2000, durante a eleição de Mário Covas, Gegê comentava com os companheiros de luta sobre a perseguição política que o movimento social sofria, mas, segundo ele, o pessoal desdenhava. Algumas lideranças diziam que o líder delirava. “Não é uma questão solta que acontece por acaso. A questão é a criminalização dos movimentos sociais.” Com o governador eleito, a perseguição veio mais forte. “Mário Covas deicidiu perseguir minha pessoa”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s